B i o g r a f i a

Nascido em Fevereiro de 1991, Marcos Lessa teve seus primeiros contatos com a música ainda na barriga da mãe, a escritora e educadora Vânia Maria quando ela ia às apresentações de Célio Lessa, pai do cantor, que é músico erudito e tocava em orquestras no Ceará. Aos 10 anos de idade, pediu ao pai um teclado e deu início ao estudo da teoria musical com a professora clássica Bari. Aos 12 anos, compõe sua primeira música.

 

Até os 13 anos o processo de musicalização de Marcos aconteceu dentro de casa ouvindo os discos do pai, momento em que começa o interesse do cantor pela música brasileira através do estudo de grandes referências até hoje para Marcos Lessa como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gonzaguinha, dentre outros.  Importante destacar a importância da cantora Elis Regina na vida de Marcos Lessa sendo ela a cantora que despertou fortemente nele o querer de seguir a carreira artística. 

 

A partir dos 15 anos, Marcos Lessa passa a frequentar o Festival Musica na Ibiapaba que lhe proporcionou um primeiro contato com grandes profissionais da cena cearense através de aulas de teoria musical com eles. É neste festival que sobe pela primeira vez num palco diante de um grande público embora que ainda dentro das residências artísticas. 

 

É aos 17 anos que Marcos Lessa inicia sua carreira como musico profissional com o lançamento do seu primeiro Cd em parceria com a amiga cantora e compositora Clarissa Araripe. Sob produção da pernambucana Gabriele Guimarães o álbum “Olhares da Vida” contava com músicas autorais de Marcos e Clarissa.  Esse primeiro trabalho foi o responsável pelo primeiro contato de Marcos Lessa com o estúdio.

 

MARCOS LESSA DESPONTA NA CENA CEARENSE E EM OUTROS ESTADOS

 

O Cd “Olhares da Vida” contou com apenas um show sendo este o show de lançamento do álbum.  De 2007 a 2010 dedica-se ao aprimoramento de sua técnica vocal. Até que em Fevereiro de 2010 Marcos Lessa conhece o instrumentista Manassés de Souza, nome muito reconhecido dentro do Ceará e Brasil afora sendo ele um dos grandes responsáveis pelo lançamento de Marcos na cena musical cearense. Durante cerca de um ano Manassés chamava Marcos em seus shows para cantar o repertório do grupo de compositores do Ceará que ficou conhecido como “Pessoal do Ceará” apresentando o jovem cantor como revelação da música cearense. A partir daí vários convites começaram a surgir .

 

O ano de 2011 é marcado pelo crescimento na quantidade de shows realizados pelo cantor que passou a abrir shows de grandes nomes da música brasileira como Chico César, Zeca Baleiro e Daniela Mercury, esta no show de aniversário de 265 anos da cidade de Fortaleza para um público de 40 mil pessoas.

 

Em Julho é convidado a cantar o Hino Nacional Brasileiro em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados de Brasília. A sessão, transmitida em rede nacional pela Tv Câmara, fez com que Marcos Lessa fosse convidado a cantar o Hino Nacional outras vezes em eventos oficiais do Estado do Ceará.

 

Em 2012 Marcos Lessa é agraciado com o troféu de “melhor intérprete por aclamação popular" no I Festival da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - o que lhe garantiu mais visibilidade dentro do Estado. Em Maio, o cantor é convidado a realizar o show "Sertão no Norte" na cidade de Porto Velho-RO. O show de grande divulgação nas mídias da capital rondoniense fez homenagem ao cancioneiro nordestino. 

 

Ainda em 2012, realiza tributo a cantora Clara Nunes. Esse projeto que teve grande repercussão nas mídias do Estado marcou o início da fase sambista do cantor que em parceria com seu produtor musical Eduardo Holanda passou a compor sambas. É nesse período que monta seu primeiro show de circulação. O show “Pra Quando eu Voltar” homenageia grandes nomes do samba como João Nogueira, Paulo César Pinheiro e apresenta os sambas autorais de Marcos Lessa. Esse espetáculo teve grande visibilidade no Estado e ainda está em circulação.

 

De Agosto a Dezembro de 2012, Marcos Lessa passa uma temporada em Brasília onde deu importantes passos da sua carreira. Destaque evento “Sarau de Ideias”, um show promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil onde Marcos Lessa se apresentou ao lado dos mestres da Bossa Nova Roberto Menescal e Miúcha que não pouparam elogios ao cantor. O projeto foi filmado pela Tv Brasil e foi ao ar pela Tv Brasil Internacional em 68 países. Também se apresentou no Clube da Bossa de Brasília onde foi aplaudido de pé.

Em Fevereiro de 2013 é convidado para participar de um dos maiores festivais de Jazz do país, o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga no qual Marcos Lessa fez tributo a Wilson Simonal. A participação nesse Festival marcou mais ainda a ascensão de Marcos Lessa na cena cearense que a cada ano ganha mais admiradores do seu trabalho de resgate à boa musica brasileira.

Atualmente Marcos Lessa reside em Fortaleza e trabalha com um time dos maiores instrumentistas do Ceará realizando shows dentro e fora do Estado (já fez shows em cidades como Natal, Brasília, Palmas, Porto Velho).  Com mais de 30 canções inéditas, o artista se prepara para gravação do terceiro Cd.

FOTO PAGINA BIOGRAFIA 2.jpg

DSC_1388.jpg

FOTO PAGINA BIOGRAFIA 1.jpg

DSC_1206.jpg